Somos seres humanos comprometidos em construir um legado ambiental à humanidade.

Somos pragmáticos, criativos e inovadores.

O Sistema Natus está sendo desenhado e desenvolvido por uma equipe de profissionais nas áreas da conservação, inovação e tecnologia.
Co-fundadores
Ranulfo Paiva Sobrinho - Brasil

Bio: Ranulfo está envolvido com a tecnologia blockchain e outras DLTs desde 2009. É polímata por natureza e adicto ao design e criação de iniciativas inovadoras ‘fora da caixa’ para solucionar problemas socioecológicos. Seu foco atualmente está no design e criação de criptoativos e negócios colaborativos de impacto ambiental e social. Co-Fundador da Satisfied Vagabonds e Cambiatus e co-Autor de New Money for Sustainability. Possui bacharelado em Ecologia pela UNESP, mestrado em gestão de recursos hídricos pela UNICAMP, doutorado e pós-doutorado em economia pelo Instituto de Economia também pela UNICAMP.
Laércio Machado de Sousa - Brasil

Bio: Laércio é um Pantaneiro de coração, formado em Administração de empresas, foi empresário do turismo,  atua com conservação em terras privadas desde 2001 quando criou suas RPPNs na região de Miranda - MS, no Pantanal. Atualmente participa de inúmeros fóruns ambientais e de conselhos de ONGs. Hoje é o atual presidente da Reserva da Biosfera do Pantanal e coordenador da Rede de Reservas da Biosfera do Brasil - UNESCO. Vem coordenando o único  projeto em atividade no Brasil de criação de RPPNs no Bioma CERRADO, com a gestão da FUNATURA.
Karla Córdoba Brenes - Costa Rica

Bio: Karla é uma costarriquenha apaixonada pelo Brasil. Tem ampla experiência nas áreas de sustentabilidade, conservação comunitária, comunicações, novos tipos de dinheiro, novos modelos organizacionais e blockchain. Co-Fundadora da Satisfied Vagabonds e Cambiatus, e co-Autora de New Money for Sustainability. É ex-aluna da Singularity University e da Shuttleworth Foundation.
Flávio Ojidos - Brasil

Bio: Flávio atua com conservação em terras privadas no Brasil desde 2005, é coproprietário e gestor de uma reserva natural na Serra da Mantiqueira, participa de redes internacionais de conservação privada e é membro do grupo de especialistas em Áreas sob Proteção Privada da UICN - União Internacional para a Conservação da Natureza. Idealizador e Head da Jataí Capital e Conservação, autor do livro Conservação em Ciclo Contínuo e cofundador do Sistema Natus. É advogado, especialista em Direito Ambiental e Mestre em Conservação de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.
Conselheiros
Enrico Bauer - Switzerland

Bio: Enrico é um empreendedor social em série, engenheiro de ciência da computação, detentor do primeiro MBA do mundo em Gestão de Sustentabilidade, colecionador de arte e ex-proprietário de galeria e curador, educador, treinador e terapeuta especializado em cura sonora e energética e psicossíntese. Por quatro décadas, ele trabalhou no setor privado como engenheiro, gerente de projetos e programas, consultor, diretor de risco e compliance, fundou mais de uma dezena de pequenas e médias empresas e atualmente possui quatro empresas. Até 2021, Enrico foi membro do Conselho de Administração Executivo e COO da empresa start-up Swiss Fintech YAPEAL e responsável pela obtenção da primeira licença Swiss Fintech.
Junior Garcia - Brasil

‍Bio: Junior é professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor em desenvolvimento econômico, espaço e meio ambiente pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp).
Currículo Lattes
João Bana e Costa - Portugal

‍Bio: João Bana e Costa é sócio e fundador da BANA Consulting e na Decision Eyes e tem mais de 20 anos de experiência no apoio a empresas públicas e privadas por todo o mundo na melhoria dos seus processos de tomada de decisão através da implementação de metodologias multicritério de apoio à decisão, nomeadamente o MACBETH.
A sua atividade tem como objetivo apoiar as empresas públicas na construção de modelos de avaliação de propostas, na avaliação de políticas públicas e estratégias; as empresas privadas na avaliação de projetos e infraestruturas; e também a Indústria farmacêutica na avaliação de tecnologias de saúde e na recolha de preferências de pacientes, entre outras aplicações das metodologias multicritério.
Nos últimos anos tem estado envolvido no desenvolvimento e disseminação de softwares de suporte à tomada de decisão como o M-MACBETH, o Welphi e o Wisedon para suportar tomadas de decisão mais inclusivas, rápidas e robustas.
Linkedin
Apoiadores
Pedro de Sá Petit Lobão - Brasil

Bio: Pedro é biólogo de formação e mestre em Ecologia, atua há mais de 15 anos em diversas frentes relacionadas à conservação da biodiversidade, com destaque para a implantação e gestão de Unidades de Conservação durante sua passagem pelas Secretarias de Meio Ambiente do Município de São Paulo e do Estado de São Paulo. É cofundador da Jataí Capital e Conservação, na qual atua como Coordenador Técnico.
Linkedin
Álvaro Cedeño Molinari - Costa Rica

Bio: Álvaro é ex-diplomata e embaixador da Costa Rica no Japão e na Organização Mundial do Comércio em Genebra, Suíça. Ele é bioliterado por opção e um especialista em paz e transformação de conflitos. É colaborador da Cambiatus desde 2020.
Walter Behr

Bio: Walter é analista ambiental do ICMBio - instituição governamental responsável pelo sistema de Parques Nacionais Brasileiros. Antes dessa experiência dentro do Governo brasileiro, trabalhou para o Greenpeace e foi cofundador da ONG ambiental - Pró Bocaina. Além de trabalhar com Unidades de Conservação Federais há quase vinte anos, Walter foi também gestor do Parque Nacional do Itatiaia, primeiro parque nacional criado no Brasil (1937). Itatiaia é um parque emblemático localizado entre o Rio de Janeiro e São Paulo, protegendo parte importante do remanescente de Mata Atlântica, um dos mais ecossistemas biodiversos do mundo. No início dos anos 2000, ele morava na floresta amazônica, onde foi designado para administrar uma Reserva de Uso Sustentável. Walter é graduado em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), e pelo período de um ano, 2013-14, foi bolsista visitante na Universidade de Columbia na cidade de Nova York.
Junto com sua esposa Luciana, Walter também administra sua reserva natural privada dentro de uma área de floresta tropical intocada na cordilheira costeira chamada Serra da Bocaina.
Ademar Romeiro

Bio: Ademar possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1975), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Economia na Universidade de Paris (EHESS/França - 1986). Pós-Doutorado na Universidade de Stanford (SU/EUA - 1994) e na Escola Nacional de Engenharia de Águas e Florestas (ENGREF/ França - 2007/08). Atualmente é professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, progresso técnico, agricultura e meio ambiente, reforma agraria e agricultura sustentável, economia ecológica.
Currículo Lattes
João Alfredo de Carvalho Mangabeira

Bio: João é Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP com ênfase em Ecologia. Principais projetos da EMBRAPA:
- Aplicação de ferramentas de geotecnologia para o aprimoramento de projetos agrícolas;
- Estudos de pesquisa e desenvolvimento de projetos de agricultura sustentável e eficiente, contemplando a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento social.
Há 30 anos realiza pesquisas na região Amazônica em monitoramento e avaliação de sistemas agroflorestais, de acordo com os princípios da Economia Ecológica e da Agroecologia.
Atualmente lidera um projeto apoiado pelo ‘Fundo Amazônia’ sobre inclusão geodigital e sustentabilidade para alunos do ensino médio de escolas agrícolas no bioma Amazônia.
Embrapa
Luiz Eduardo Abreu Hadad - Brasil

Bio: Luiz é formado em direito, reikiano, surfista e entusiasta da tecnologia blockchain. Atua com construção de comunidades desde 2016, em organizações como EOS Rio, Cambiatus, Manifesta Capital, Muda: Outras Economias e Surfguru.
Linkedin
Julien Lucca - Brasil

‍Bio: Julien Lucca é investidor, desenvolvedor de software e praticante de Aikido. Ele é um dos co-criadores do Sistema Natus, focado no aspecto da tecnologia, implementação dos contratos inteligentes e na coordenação das etapas de desenvolvimento. Já teve diversos empreendimentos, incluindo uma exchange de cripto moedas.
Quando não está auxiliando nos projetos da Satisfied Vagabonds está estudando. Com ânimo de aprendiz se interessa em aprofundar seus conhecimentos nas áreas de filosofia, história e linguagem; como também gosta de praticar jogos de luta, onde consigue entender mais sobre o homem e o mundo.
Linkedin
Helton Ramos - Brasil

Bio: Helton é Designer de Produtos Digitais. Trabalhando em uma pequena e inovadora organização colaborativa da Costa Rica, que ajuda comunidades ao redor do mundo a criarem suas próprias moedas complementares através da tecnologia Blockchain. É formado em Engenharia de Computadores e também possui certificados relacionados a Produtos digitais, Análise de dados, Psicologia cognitiva e Testes de usabilidade.
Linkedin
Alan Dubner

Bio: Alan atua em sistemas de aprendizagem e educação para a sustentabilidade.É diretor do Instituto 5 Elementos (Educação para Sustentabilidade); um dos representantes do Pachamama Alliance Brasil (Lynne Twist) e do Giftival Community (Charles Eisenstein). É formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).Liderou o projeto de inclusão digital (UN ICT Task Force) na ONU. Foi representante da Forrester Research no Brasil. Participou da equipe que desenvolveu a área EAD (educação a distância) no Senac. Trabalhou como diretor da Socinfo (Sociedade da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia) e participou do “Livro Verde” do Governo Federal.
Linkedin
Dr. Eduard Müller

Bio: Fundador e reitor da UCI com vasta experiência internacional, tendo desenvolvido atividades profissionais em mais de 40 países em todos os continentes.
Ele é mundialmente reconhecido por seu trabalho em Desenvolvimento Regenerativo, tendo estabelecido a Regenerate Costa Rica em 2018, uma iniciativa para fazer da Costa Rica o primeiro país ativamente regenerativo, integrando os aspectos ambientais, sociais, econômicos, culturais, políticos e espirituais, tendo ditado mais que 300 conferências alcançando mais de 60 países nos últimos anos.
Ele também co-dirige a iniciativa conjunta para a regeneração da Costa Rica e da Nova Zelândia com o apoio da Common Earth, ligada à Commonwealth. Membro do Fórum Intelectual Mundial, Índia, Professor Principal da Cátedra UNESCO de Reservas da Biosfera e Sítios do Patrimônio Natural e Misto da UCI.
Ele também é membro do Conselho Global da Wellbeing Economy Alliance - WEAll e da Rede de Comunidades Regenerativas e membro do comitê consultivo do The Carbon Underground. Foi membro do Conselho Científico da Costa Rica sobre Mudanças Climáticas.
Francisco Vilela D'Elia

Bio: Criador de Identificação de Espécies como um Serviço.
Fundador experiente com história comprovada de trabalho nas indústrias de serviços ambientais, inovação e desenvolvimento de negócios. Hábil em tecnologias exponenciais, transformação digital, grandes desafios globais, biologia digital, ciências espaciais e realidade virtual. Forte profissional em empreendedorismo alicerçado em tecnologias exponenciais e desenvolvimento de liderança.
Linkedin
Conheça as Reservas ambientais privadas (PPAs) pioneiras do Sistema Natus
RPPN Morro das Aranhas
Florianópolis, SC
Ver detalhes
RPPN La Figueira
Piracaia, SP
Ver detalhes
RPPN Gigante do Itaguaré
Cruzeiro, SP
Ver detalhes
RPPN Sítio Bons Amigos
Manaus, AM
Ver detalhes
RPPN Neivo Pires
Miranda, MS
Ver detalhes